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Manual dos Adeptos das Religiões de Matriz Africana. As religiões de matriz africana são denominadas como: Candomblé, Umbanda, Jurema Sagrada, Catimbó, Xangos, Batuques, Canjeres, Pajelanças etc. No Nzo Tumbansi tua ngana Zambe Mutakalambo para termos equilíbrio e harmonia seguimos a tradição do Candomblé Congo-Angola.
Divindades Cultuadas Mpambu Njila Divindade masculina ligada às encruzilhadas, caminhos e atalhos (Mpambu tanto em kimbundu quanto em kikongo significa cruzamento e Njila significa rua, caminho). É um guardião por excelência. Saudação: Mpambu Njila Njila vua! Kiambote! Mutu e mutu ave hanga ko. Cores: vermelho, amarelo, verde e preto. Comida: Farofa de dendê com camarão seco, pimenta ralada e carne ao ponto. Cantiga: Pambu Njila ae, Pambu Njila já mukonge, Pambu Njila já mukonge. Nkosi / Mocumbe. Divindade guardiã ligada à guerra. Tem suas funções como: Xauê: divindade patrono dos guerreiros Mukumbi: divindade ligada à agricultura Nangê: um hámba ferreiro Gongo Mugongo= divindade caçadora que mora no fundo das matas. Saudação: Nkosi ionene Nkissi mukua ita alani pokó i moxi! Pokó imoxi! Cores: vermelho, branco e azulão. Comida: Grãos torrados e o tradicional makunde (feijão frade cozido com carnes). Cantiga:Konzenza Nkosi, panzile munha kala. Katendê. De acordo com a mítica bakongo, Katendê foi o segundo filho de Nzaambi Mpungu e foi quem distribuiu as sementes das plantas sobre a terra. Divindade masculina ligada às folhas, remédios e aos pequenos répteis. Saudação: Kisaba aê Katendê, aiue! Hámba ia nsaba bambuti bantu muene. Cores:Verde escuro, preto e branco. Comida: Kifufutila (Amendoim pilado com farinha de pau e açúcar/mel) Cantiga: Kamukenji bóiami. Ndenge kia filekó Mutakaloombo. Divindade masculina ligada à caça terrestre e aquática. Casado com Kaiango e Matamba e tem um jacaré como cão de guarda. Saudação:Ngana mukongo muxitu…bantu banxi! Henda, henda! Cores:verde, azul e branco. Comida:Xitu(Carne), muenge (espiga de milho assada). Cantiga:Samba ngola dia muta diáamaiangole. Samba ngola dia muta diáamaiangola. Samba ngola dia muta hámba dila nue. Samba ngola dia muta maiangola. Nzazi. Nzazi é o raio e por isso é chamado de o “Deus da justiça”, porque em África quando um raio atinge uma casa, uma pessoa ou uma aldeia é feito desse fato uma cobrança da justiça divina. Saudação:Nzazi Kiua! Nkuetu hámba luango, muene kitula tubiaxó, tubiaxó, tubiaxó! Cores:Branco, laranja, vermelho e marrom. Comida:Dibangulango (quiabo refogado no dendê). Cantiga:Izi ê lemba kijanja kuala ki malembe Nzazi maku mbu maku ndembe ki malembe. Kavungu. Divindade masculina ligada à ráfia, a prosperidade, a terra e aos mistérios. Saudação:Nkissi mukua-Kundimba, xinxi Kavungu? Ô kuloloka! Cores:Preto, branco, amarelo. Comida:Masangu (Pipoca). Cantiga: Kongo lande alekue, Kongo lande e ee. Mini Kongo lande Kongo mbila le le e Kavungu diá Nzambi e e e. Hongolo. Divindade masculina ligada às chuvas, sendo ele o próprio arco íris. Saudação:Hongolo menha kia mbulu ? Utu, utu ulu a! Cores:Preto, amarelo e verde. Comida:Batata doce frita. Cantiga:A, auiê ê a, tata bili bili ti oka. Tata bili bili ti oka ê Hongolo. Tata bili ti kama lemba ê. Matamba/Uambulu Nsema/Kaiongo. Divindades guerreiras ligadas aos ventos, trovão, fogo e tempestades. Saudação:Mam`etu Uambulu Nsema kiá mulenge! Enu nkuetu, mam`etu! Cores:Vermelho, amarelo, preto e verde. Comida:Makanza (bolo de feijão fradinho frito no azeite de dendê) e Dikende (massa de feijão fradinho enrolado na folha de bananeira e cozido no vapor). Cantiga:Uambulu Nsema mumuanji tabakanha dizumbila. Uambulu Nsema mumuanji tabakanha dizumbila. Kitembu. Divindade da atmosfera, estações e dos ventos. Atua no tempo e nas casas de angola ele é representado por uma bandeira branca. Também é atuante na cura. Saudação:Kitembu Kitembu ria banganga? Ô, kululoka! Cores: Branco, azul claro e verde água. Comida: Lúmbua ni uiki (cebola e mel) e Nguala (cachaça) . Cantiga:Nzala Tembu nzala, Nzala Tembu, nzala tembu .Tembu kia milonga gê. Nzumba. É cultuada como a divindade das águas turvas dos pântanos e como sendo aquela que conhece os segredos da vida e da morte (talvez por isso muitos a tem como uma anciã). Encontramos no dicionário de Kimbundu o termo Nzumba para designar “a cor arroxeada da lua durante o eclipse lunar” o que explicaria a cor roxa com que se veste o Nkissi. Saudação: Mam`etu kia riange nkulu? Nzumba! Cores: Roxo, azul e branco. Comida: Kusiangala (pirão de arroz, temperado com dendê e enfeitado com camarões secos). Cantiga:Zumba o lóió o bere o, Zumba o lóió o bere. Nvunji. Divindade feminina ligada aos partos e aos assuntos de justiça. Nos candomblés de Angola é também o “Nkissi” que acompanha o noviço durante todo seu período de iniciação. Tem estreita ligação com Kisanga e Luango. Saudação:Kiua Nvunji, bela kutonoka! Kiua Nvunji! Cores: Todas as cores alegres. Comida:Kivúdia (refogado de quiabo). Cantiga:Aiuê Nvunji aiuê Aiuê Nvunji aiuê mona me Kisanga. Samba Kalunga. Em kimbundu samba significa cortesã, dama da corte, ou seja, mulher nobre. Samba, portanto, dama de alta nobreza, acrescida de Kalunga, que é o mar, gera a locução Dama do mar ou rainha do mar. É um Nkissi de natureza marinha, a quem são dedicados tanto lá em Angola, especificamente Luanda, como aqui no Brasil um culto intenso. Saudação:Mam`etu kisamba kalunga? Ndembu ê! Cores:azul, verde água, branco e cristal. Comida:Loso (arroz) e Mbiji (peixe). Cantiga:Kuku`etu Mam`etu kalunga .Nganga Samba, Nganga Samba , o kalunga. Ndanda-Nlunda. Divindade feminina ligada às águas dos rios e as lavouras. É considerada a grande cobra da Angola, pois é aquela que através de suas águas serpenteia toda a terra, irrigando e a tornando fértil para o plantio. Saudação:Ndanda-Nlunda kia maza mazenza! Enu nkembu! Cores: Amarelo, branco, verde e preto. Comida:Kitande (refogado de feijão fradinho). Cantiga: Ndandalunda maimbanda koke . Ndandalunda nu kilombo kaiara Lembá / Nlemba / Nlemba dia Nganga. Divindade da ancestralidade, da procriação, da clareza, inteligência humana e patrono dos casamentos. É cultuado tanto entre os Tchokwe, Cabindas, Maiacas, entre outros, variando a sua sexualidade, mas atuando nos mesmos campos. Saudação: Nkissi o kuzola? Lemba Nkissi! Cores: Branco. Comida: Kanjika (canjica cozida com coco). Cantiga: Aiuê ê a, aiuê a timbe lê lê. Aiuê a timbe lê, Lemba Nganga timbe lê. Como se comportar no terreiro?
Freqüentadores não Iniciados - não devem vestir roupas decotadas ao entrarem no terreiro dar preferência a roupas claras ( dar preferência as roupas brancas), não fumar próximo aos assentamentos ou árvores sagradas decoradas com panos ou laços, aos casai namorados evitar o contato físico excessivo, falar baixo, não entrar na cozinha ritualística sem tomar banho de ervas, se possível contribuir e fazer doações para ajudar a custear despesas como velas, água, luz etc. Freqüentadores Iniciados 1. O pagamento da mensalidade é o mínimo de compromisso com a Nzo (casa espiritual); 2. Ao entrarem da rua cumprimentar dizendo - bom dia, boa tarde ou boa noite, esfriar o corpo, tomar um gole de água, sempre em silêncio falando o mínimo possível; 3. Tomar a maionga (banho de ervas), vestir roupas brancas, as mulheres roupas de ração, pano da costa e pano de cabeça, á todos os fios de conta também são acessórios importantes; 4. Cumprimentar os tatá ty nkisi , makotas e depois os irmãos, sempre dos mais velhos aos mais novos; 5. Bater cabeça ao nkisi da casa em frente a porta do seus quarto, depois bater cabeça ao tatá Mutadiamy e cumprimentar os demais sacerdotes da casa; 6. O adepto Iniciado se dormir no Terreiro deve levantar antes do sol nascer ou junto com o nascer do sol. 7. O Adépto Iniciado ao levantar não deve falar com ninguém, deve antes lavar seu rosto e boca, isso é para apagar os vestígios ou traços espirituais que eventualmente tivesse vindo rondá-lo durante a noite a fim de colher nos seus lábios a saliva nguzo branco alimento das almas ou forças espirituais relacionadas aos antepassados; 8. Todo Adepto Iniciados não deve falar mal e nem dar ouvidos aos que ensaie uma conversa contra a casa de santo ou seus sacerdotes e sim enaltecer para agradar o nguzo, axé, hamba, ou seja, forças ou energias tradicionais que deram ligação a própria iniciação do adepto, assim agradecer e ampliar às forças de sua fonte. 9. O Adepto Iniciado não deve ocultar coisas que venham trazer prejuízo para a casa de Santo, deve expor o fato em tom normal sem demonstração de briga ou disse-me-disse, O Muzenza não de ouvir maldade e sim enaltecer sua casa, não deve fumar na frente de Seu Zelador, e dos mas velhos que visite sua casa, o Muzenza nunca fica de pé em frente ao Pai de Santo e sim agachado, com a cabeça baixa, O Muzenza nunca interrompe o Zelador quando estiver conversando com alguém. Quando tiver visita no barracão (egbomis, ekedes, ogãs, zeladores, tatás, makotas etc), seja em dia de festa ou em dia corriqueiro, é de bom-tom que os filhos se abaixem próximo a ele para dirigir a palavra. Ai então disser Tumbanajila (Licença) e esperar ele dizer NJILA ÊH. Sempre de cabeça baixa, falar com ele em tom de voz baixa. 10. O Muzenza não deve se portar de maneira desairosa no terreiro, por que do seu comportamento decorre a divulgação e o bom nome da casa, o Muzenza não deve falar mal da casa de santo (nem sua nem dos outros) e nem de seus componentes, isso provocaria a irá das divindades e trás a certeza de um pagamento futuro; 11. A Muzenza não deve passar pelo seu pai de santo com a cabeça erguida, e sim um pouco curvado para frente. O Muzenza só pode sentar em Kianjii (Banquinho) mediante a autorização do seu Zelador. (Somente raspados podem sentar em Kianji). Porém os Não Iniciados sentam na assistência ou nas esteiras; 12. Todos os freqüentadores em geral devem ter postura dentro da Nzo (casa de santo) contudo o maior exemplo vem dos iniciados respeitando o lado dos homens esquerdo e o lado direito das mulheres. Tradição é a fonte de manutenção da resistência de qualquer religião de matriz africana. 13. Cuidar dos assentamentos é obrigação de todo adepto iniciado, assim como a limpeza de banheiros, cozinha etc.

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