A máscara Cihongo (tchihongo) simboliza o espírito masculino da riqueza e da autoridade
Representando um antepassado de origem nobre, a máscara Cihongo
(tchihongo) simboliza o espírito masculino da riqueza e da autoridade.
Inicialmente herdada e dançada apenas pelo Soba (autoridade tradicional) ou o seu sobrinho (filho da irmã), viaja pelas povoações exibindo-se enquanto profissional de dança, mas com a função de trazer prosperidade à aldeia.
Embora a máscara facial de madeira, possua traços formais similares às do Mukixi wa Mwana Pwo - que representa a mulher, o feminino -, o Mukixi wa Cihongo é o seu oposto.
Inicialmente herdada e dançada apenas pelo Soba (autoridade tradicional) ou o seu sobrinho (filho da irmã), viaja pelas povoações exibindo-se enquanto profissional de dança, mas com a função de trazer prosperidade à aldeia.
Embora a máscara facial de madeira, possua traços formais similares às do Mukixi wa Mwana Pwo - que representa a mulher, o feminino -, o Mukixi wa Cihongo é o seu oposto.
Sob o queixo, a representação da barba apenas usada pelos anciôes entre
o povo Cokwe; na cabeça uma interpretação do toucado, símbolo de poder,
unicamente utilizado pelos chefes Cokwe.
Mukixi wa Cihongo, dançando no centro da aldeia, põe a máscara em
movimento; inclina a sua Cikapa (tchikapa) de forma única, com técnicas
arduamente aprendidas durante muitas luas na Mukanda, a escola dos segredos
masculinos.
Cihongo; Seduz-me e repudia-me. É bela, mas aterradora. Atrai-me e assusta-me.
Sou mulher; sei que não a posso tocar, que não a devo olhar nos olhos.
É-me interdita.
Cihongo; Seduz-me e repudia-me. É bela, mas aterradora. Atrai-me e assusta-me.
Sou mulher; sei que não a posso tocar, que não a devo olhar nos olhos.
É-me interdita.
Com os Tucokwe ela atravessa o tempo, dançando sempre.
Cihongo, a eterna e imponente máscara da nobreza africana.
Pesquisa Tata Katuvanjesi - Nganga diama Inzo Ia Tumbansi
Excelente información
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