INICIAÇÃO E NKISI NO ZIMBABUE
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No Zimbabue o culto dos makishi
ainda é algo preservado pela população das províncias. As danças com utilização
de mascaras (makishi) geralmente intrigam o publico assustado tanto os membros
mais novos da aldeia como convidados e estudiosos.
Durante séculos notamos a
curiosidade desta rica e vasta cultura africana. Mencionamos o segredo daqueles
que usam e manipulam o poder das mascaras. O makishi como é conhecido no
Zimbábue são espíritos que representam os antepassados e principalmente a
perpetuação e o respeito e a moral existente no interior da vida tribal.
Ultimamente os makishi se apresentam durante as cerimônias de Mukanda
(cerimônia de circuncisão).Sendo no Zimbábue uma pratica masculina. Quanto a
mukanda, as suas praticas e performances são fascinantes. Geralmente a
realização da Mukanda acontece diante do período de seca entre Maio e o mês de
Outubro.
A mukanda é um rito de passagem
entre os meninos que atravessam a puberdade para a fase adulta, neste período
de transição os makishi são os espíritos guardiães destes jovens, pois ao
retornarem para a sua terra idealizada, os makishis levam todo o mal e malefícios
que podem atrapalhar o bom andamento da tribo. Durante o período de mukanda, a
noite é preparado uma bebida ritual e alguns alimentos específicos para s
meninos consumirem durante o ritual realizado por alguns clãs de Zimbábue. O
Nganga Mukanda é o responsável pelas providencias médicas e curandeiras
provenientes das circuncisões onde o freio do prepúcio é retirado fria e
rapidamente, sendo este o momento culminante do ritual. Estes meninos que
participam da mukanda são separados do convívio e no clímax da ritualização, os
tambores ressoam alto e fortemente acompanhados de cantigas e suplicas por
parte das mães dos iniciados.
A área demarcada é protegida por
outros rituais que envolvem segredo absoluto e sacrifícios animais. Durante a
reclusão os meninos aprendem regras de convívio e de sobrevivência, assim como
suas lendas ancestrais, cânticos, danças, e a base filosófica que acompanha
cada grupo ou cada clã. Os cantigos, danças são as formas mais concretas que
fazem da mukanda um ritual forte e resistente ao tempo. O banho de rio se
apresenta como fonte de limpeza espiritual embalado por cantigas especificas
para a situação.
Por fim, os corpos dos jovens são adornados com símbolos e pinturas
ancestrais através de traços geométricos, essas pinturas corporais surgem
durante a mukanda e no termino das tarefas ritualísticas, os iniciados são
apresentados para a população que por sua vez entregam presentes e ajudam a
preparar uma mesa farta de alimentos e bebidas.
Fonte. Afrikan Tradinal Zimbabue.
Guide and Culture.Press 2010. Tradução livre professor Maurício Luandê – Tata
Mutadiamy.